Passo a Passo Instalação do Farol de Neblina Gol G5

Esse tutorial tem o intuito de ajudar a quem queira instalar um kit de farol de neblina no Gol Geração V e que deseja manter a originalidade elétrica e estrutural do veículo.
Nessa instalação não utilizaremos o relê e nem o porta fusível que vem no kit. Utilizaremos a fiação original do veículo que alimenta os faróis alto e baixo garantindo assim o correto funcionamento do farol de neblina.

Segundo o manual, o farol de neblina só pode ligar nas seguintes condições:

O esquema elétrico para essa instalação é o seguinte:

O kit usado nesse tutorial foi da marca Zapos que contém as seguintes partes:
1 – Faróis:

2 – Conectores, porta fusível e relê do kit:

3 – Botão parte dianteira: (É preto fosco, os outros botões originais dos vidros elétricos que vão ao lado são preto acetinado. Fica com uma pequena diferença de tonalidade.)

4 – Botão parte traseira:

5 – Moldura:

Esquema dos pinos do botão do farol de neblina:

Iniciando a instalação o primeiro passo é a retirada do para choque dianteiro, comece retirando todos os parafusos torx na parte debaixo:

Ainda temos um parafuso no meio e os outros três do lado direito.
Depois retire os parafusos da grade frontal:

Retirados os parafusos da grade ache os parafusos por dentro da caixa de roda de cada lado e desparafuse-os. Quando retirar todos os parafusos o para choque ficará preso pelas laterais, faça força puxando para fora e desencaixe o para choque: (Imagem do ponto em que o para choques fica encaixado nas laterais)

Imagem do carro sem para choque:

Segundo passo é a retirada da moldura para a fixação dos faróis de neblina. A moldura é presa por encaixe e é muito chata de ser retirada, tenha cuidado para não quebrar nenhuma presilha:

Retirando as molduras o terceiro passo é a fixação do farol ao para choque:

Parafusando os faróis ao para choque é hora de colocar a moldura e finalizar o quarto passo.
O quinto passo é passar a fiação positiva, segue a imagem do caminho que o fio vai percorrer:

Note que no lado direito a fiação passa por debaixo do reservatório de gasolina, segue por de trás do motor acompanhando a parede do cofre do motor e entra no carro nesse local indicado. A fiação do lado esquerdo passa perto da bateria juntamente com outros conduítes elétricos que passam por ali e entra no mesmo local indicado na foto.

Os fios passados pelo motor foram protegidos por espaguetes corrugados de 5mm e foi utilizada fita isolante de tecido, a mesma usada pelas montadoras:

Foto dos espaguetes entrando no carro:

Sexto passo é aterrar os conectores do farol de neblina no local próprio para aterramento que o carro já oferece: (Aterramento do lado direito)

Aterramento do lado esquerdo: (Fica abaixo do farol, um pouco escondido)

Sétimo passo é encaixar o plug no soquete do farol. Continuando, o oitavo passo é montar o para choque e finalizar essa parte. Terminada a parte de fora agora é hora de passar para dentro do carro. Os fios positivos que veem dos faróis de neblina que você passou entram no carro nesse ponto. Logo acima do pedal de embreagem:

Passando os fios para dentro, deixe-os de lado e vamos atacar a caixa de fusível agora.
Nono passo: no local indicado pelas setas, force com uma chave de fenda fina e empurre a caixa para trás. É meio chata de tirar mas com jeito consegue:

Com a caixa solta é hora de localizar a fiação que vai ser utilizada para ligar o farol de neblina. Se seguirmos o fio que sai dos fusíveis 31, 32, 42 ou 43 acharemos quatro fios ligados em um fio vermelho de bitola maior, que é esse mostrado na imagem abaixo:

O décimo passo é desencapar essa ponta e ligar um fio a ela e conectar na posição 17 na caixa de fusível. Para isso, utilize terminais nas pontas dos fios. Décimo primeiro passo é destravar a caixa de fusível e fazer a respectiva ligação.

Destravando a caixa de fusível para conectar os terminais na posição 17:

O novo fusível do farol de neblina vai ser ligado nessa posição:

Instalando o fusível na posição 17 na caixa de fusível passaremos para o décimo segundo passo: ligar os fios nos conectores do botão no painel:

Seguindo o esquema elétrico liguei o negativo e a iluminação do botão do chicote original do som. Poderia puxar a iluminação do painel direto da caixa de fusível também mas como uso um adaptador no chicote original sem cortar nenhum fio optei por essa comodidade.
Ligue o fio que vem da caixa de fusível na posição correta indicada no esquema elétrico mostrado acima e faça um jump com o pino “pós-chave”.
Conecte também o primeiro pino aos fios que você passou e que ligam aos faróis de neblina.
Utilize espaguetes lisos na parte de dentro do veículo para uma instalação limpa e bem feita.
Depois de tudo conectado é só encaixar o botão ao painel e finalizar a instalação.
Dê partida no carro, ligue os faróis ou o farolete e teste se os faróis de neblina estão funcionando acionando o botão no painel.
Se tudo estiver certo ele vai ficar como mostrando na imagem abaixo:

Foto do farol montado e desligado:

Foto do farol montado e ligado:

Espero que este tutorial possa ter ajudado a instalar o kit de farol de neblina do Gol GV.
Grande abraço!

16 ideias sobre “Passo a Passo Instalação do Farol de Neblina Gol G5

  1. PORQUE É QUE OS DOIS ESQUEMAS DE LIGAÇÃO SAO DIFERENTES. NO SEGUNDO ESQUEMA A ENTRADA DE 12V E A SAIDA PARA OS FAAROIS ESTAO TROCADAS. QUAL O CORRETO?

    • Realmente a segunda imagem está invertida. O esquema certo é o da primeira imagem. Muito obrigado por avisar e já estou arrumando a segunda ilustração. Abraço!

  2. Cara, queria saber como você fez pra deixar o alto independente? gostaria de ligar o alto (chave de seta para frente) independente do baixo, igual na imagem ai você está com alto ligado, e o baixo desligado, como faço isso?

    • Eu pensei em apontar o sinal de luz (chave de seta para trás), aquele farol alto que puxa pra trás, quando solta apaga… pensei em apontar ele para a seta para traz, ou seja, inverter o alto com o sinal de luz, só que não sei se funcionaria, em teoria sim: mesmo com baixo desligado seria possível dar sinal de luz (que ficaria travado, ou seja o farol alto), e o sinal de luz, só funcionaria quando girasse a chave…. foi isso que você fez? inverteu sinal de luz com o alto na chave de seta?

    • Tudo bom? O alto não está ligado. Como a exposição da máquina fotográfica está muito longa, a luz do farolete (as pingos), deram a impressão de que o alto estava ligado. Mas é isso aí, não teve alteração no esquema de ligação. Está como o original mesmo. Abraço!

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