Som Gol G5

Esse meu Gol G5 recebeu um projeto de som que foi desenvolvido e executado por mim. Gosto de um som voltado para a qualidade, em que posso perceber bem o timbre dos instrumentos, o palco sonoro, um grave harmonioso e etc.

Optei por um kit duas vias da marca N.A.R, com o tweeter instalado na coluna A e midbass na porta. Um subwoofer de 10 polegadas, também da N.A.R, no porta malas em uma caixa de fibra de vidro. A potência utilizei um AudioBank 4100. Para alimentar o esquema, bateria original do carro sendo ajudada por um megacapacitor de 1.0 Farad. Fiação de 21mm e cabos RCA Taramps.

Começo o projeto fabricando a caixa de fibra, processo demorado, trabalhoso e de muita paciência. Necessário cobrir a área com fita crepe, depois preparar a resina e laminar a área com a fibra. Esperar secar, remover o molde e cobrir com mais camadas o molde até obter uma estrutura firme para que vibre bem pouco com a movimentação do subwoofer. A frente da caixa é feita de MDF e recortada para acomodar o falante.
No acabamento utilizei carpete da mesmo cor do original do carro. A galeria abaixo de fotos mostra todo o processo.

A parte seguinte foi atacar as portas, fazendo o tratamento acústico interno com manta asfáltica. Passando pelo conduíte original uma outra fiação com bitola mais adequada. Fabricando um aro de MDF para acomodar o midbass, instalando o crossover atrás do carpete, colocando o tweeter na coluna A, passando o RCA do lado direito do carro e a fiação elétrica do lado esquerdo.

Com o cabo de energia passado pelo carro chegou a hora de conectar à bateria. Desde o princípio quis que tudo ficasse como se fosse original de fábrica, então fabriquei uma peça para ligar o conector original da bateria ao porta fusível. Cabo de alimentação protegido com conduíte e o visual ficou limpo, discreto.

A caixa de grave ficou instalada do lado direito do porta malas, no lado esquerdo foi acomodado o rack, suportando o amplificador, distribuidor de negativo, megacapacitor, relê para a ativação do cooler através do remote do amplificador e um potenciômetro para o controle de sua rotação. Instalei o cooler no local original do falante traseiro esquerdo. Como o carro não veio com iluminação no compartimento das malas, instalei uma placa com um conjunto de Leds. Fiz um pequeno recorte e instalei uma janela de acrílico para poder ficar à mostra o displey do megacapaticor que indica a voltagem da bateria.

Depois de tudo montado, finalmente as fotos do projeto todo executado. Porta malas acabado em carpete, fundo dobrável para dar acesso ao estepe, interruptor para acionar a placa de leds, caixa de grave e rack fixados no parafuso do amortecedor. Pintei a moldura do painel central para combinar com o mp3 player.

O resultado final ficou excelente, kit duas vias e subwoofer N.A.R possuem uma ótima qualidade, a caixa de grave por ter uma litragem pequena proporcionou respostas rápidas ao subwoofer. Perdi um pouco de subgrave mas mesmo assim fiquei satisfeito.
O midbass na porta e o tweeter na coluna fizeram muito bem o seu papel, e com o tratamento acústico na porta, o midbass consegue descer bem e responder com eficiência frequências acima de 80 Hertz, onde seu corte é feito.

Então é isso, som instalado, agora é curtir uma boa música e até o próximo carro e um novo projeto.

4 ideias sobre “Som Gol G5

  1. Bom dia caro amigo, vi seu projeto de som para gol g5, achei muito interessante, gostaria de fazer o mesmo no meu carro, pois quero ter um maximo de espaço no porta malas, queria sabe se nao tem disponivel a venda, o caixote e lateral, desde ja agradeço

    tenho bom dia…

Deixe uma resposta