Som Kadett GL 1.8

É meus amigos… esse carro é guerreiro. Kadettão 1.8, motor OHC que bebia mais do que eu, painel batia mais do que Toyota Bandeirante, marcha lenta oscilava mais do que as ações da bolsa. Foi minha cobaia, foi meu companheiro por anos, amor incondicional, muitas alegrias e algumas tristezas.

Vamos ao que interessa: a instalação do som. Fotos de 10 anos (Não reparem a qualidade) e meu primeiro projeto descente com um mínimo de acabamento. Minha intenção era montar um som de qualidade dentro do carro, com palco sonoro pois antes desse som utilizava kits duas vias em pezinhos, apesar do incômodo perto dos pés, o palco sonoro era fantástico.

Coloquei dois midbass N.A.R em cada porta e os tweeters no canto painel do carro. Dois subwoofer em caixa selada da N.A.R. Tinha necessidade de som para fora, então por meio de um botão no console, ligava um módulo HBuster 2100 para tocar uma caixa com um Selenium Street Sound de 12 pelgadas e um super tweeter.

Os kits eram empurrados por um AudioBank 4100 e os dois Subs por um Oritron OPC-688.

Vamos lá! Aqui o projeto da caixa dos subs e da caixa do Selenium StreetSound. Feita em MDF de 15mm, respondia muito bem pelo tamanho da caixa. Mas se tivesse litragem maior, o sub desceria muito mais.

Hora de tratar a parte interna da porta, desmontei tudo, limpei e apliquei a manda asfáltica adesiva. Uma trabalheira mas que valeu muito a pena.

Construção do forro de porta, comprei um par de forro para não sacrificar os originais. Minha mãe  costurou detalhes do forro e colocou ilhós para passagem dos fios. Queria tudo exposto, queria ver os crossover e os amplificadores. Hoje tenho outra opinião, quanto mais escondido, melhor. Passo a passo das fotos da construção do forro:

Vamos agora ao suporte dos tweeters, utilizei tecido, resina de fibra de vidro e massa plástica. Pintei com batida de pedra mas o acabamento ficou meio grosseiro.

Parte da alimentação do som na bateria, porta-fusível, terminais e aterramento. Coloquei também um megacapacitor de 1 Farad.

Depois de algumas semanas, som todo montado:

Matheus, meu sobrinho e afilhado na última foto dando aquela força de sempre. Utilizei esse som por muito tempo, como disse anteriormente, o palco sonoro obtido foi muito satisfatório. E quando queria som para fora, complementava tocando o Selenium. O som do trio era fantástico, muito equilibrado, nada de som estridente e nada de grave sobressaindo.

Tenho os equipamentos até hoje, alguns reformados pela própria fábrica e outros encostados. 

É isso aí! Sei que demorei 10 anos para postar mas ainda pode ser útil para tirar alguma dúvida em relação a instação de som automotivo.

Abraços e até a próxima!

 

 

 

2 ideias sobre “Som Kadett GL 1.8

  1. DEDICAÇÃO, CAPRICHO E QUASE 48 HORAS, FAZENDO O SONHO TORNAR REALIDADE, PARABÉNS FILHO, VOCÊ CONSEGUIU E O RESULTADO NOS ENCANTOU.

    • Esse foi do Kadett, em 2007. Como o tempo passa rápido.
      Lembro que eu estava na garagem e a senhora chegou para ajudar a noite. Que alívio! Não iria conseguir terminar se a senhora não aparecesse para me salvar.

Deixe uma resposta