Resolvi construir esse compressor de ar para pintar com pistola ou aerógrafo minhas miniaturas de carros e outros projetos. E como moro em apartamento, o barulho de um compressor normal incomodaria muito a vizinhança. Então decidi utilizar um motor de geladeira para comprimir o ar e não gerar ruído.
Ganhei de presente do meu primo Joaquim o reservatório de ar de freio de caminhão. O “chassi” de carrinho de feira foi doação do meu tio Odilon. Eu tinha uma chapa de assoalho de alumínio que serviu de base para o motor. Meu custo foi do motor de geladeira recondicionado de 1/4 cv e outras peças para montagem:
– Pressostato Margirius.
– Filtro de ar Arprex.
– Válvula de segurança e dreno.
– Engate rápido, mangueira 5/16, conectores, relógio medidor de pressão, tubo de cobre e etc.
A regulagem de pressão foi definida para ligar o motor em 8 bar e desligar em 12 bar. Com o motor de 1/4 cv que utilizei, o tempo de enchimento do reservatório é de aproximadamente 20 minutos.
A tubulação de cobre foi feita em uma oficina de conserto de compressores de ar e a soldagem do cano de cobre ao motor de geladeria foi realizada em uma oficina de refrigeradores. Vamos ao projeto!
Primeiro fiz essa modelagem em 3D para ter uma noção de como ficaria:
Aqui já temos o chassi soldado ao reservatório de ar:
Assoalho de alumínio fixado:
Instalados pressostato, conexões, válvula de segurança, medidor de pressão, filtro de ar e mangueira:
Detalhe do filtro de ar:
Instação do dreno:
Esquema elétrico do motor:
Compressor todo montado. Improvisei um filtro de ar utilizando um funil, esponja e pano de pia.
Agora um detalhe importante: a regulagem da válvula de segurança e pressostato. Essa explicação abaixo foi feita por um colega de fórum, creio que foi do forum WebKits. Não lembro qual o nome do colega, mas caso apareça por aqui, entre em contato que colocarei com maior prazer o crédito da autoria. Seguem as fotos com as marcações e explicação.
“Comece pela válvula de segurança. Aperte a parte que você chamou de “A” com uma chave de boca, em seguida, ligue o compressor até que ele encha uns 5PSI acima da pressão que você quer trabalhar como máxima. Se a válvula abrir durante o enchimento, aperte mais a “porca A”. Quando encher até os 5PSI acima da pressão limite, desligue o compressor e vá desrosqueando lentamente a “porca A”, até que a válvula abra, e pare aí. Ele deve dar só uma descarga e parar, e já estará regulada. A peça “B” da válvula, é um dreno forçado. Se você puxar com força a argola a válvula vai abrir. É até bom fazer isso de vez em quando para saber que ela não está travada.”
“No pressostato o parafuso A é o ajuste de máxima e o B o de amplitude (bom, nos pressostatos que eu já ví, o parafuso de regulagem da amplitude ficava bem no fundo, como estou vendo na sua foto). Como combinado, esqueça o B e se concentre no A. Afrouxe o parafuso e encha o tanque até o limite que você quer que ele desarme. Depois vá apertando até ouvir o click do desarme, esvazie o cilindro até religar e observe. deve desligar na pressão que você quer.”
O compressor de ar é uma das ferramentas que mais utilizo hoje em dia, desde pinturas, soprando peças empoeiradas, enchendo pneus e utilizando com ferramentas pneumáticas. Compensa e muito o tempo investido e se tiver problema com barulho em casa, o motor de geladeira é uma exclente opção.
Até o próximo projeto!
P.s.: Vendo a data das fotos já se foram dez anos… e o compressor ainda continua funcionando.