Passo a Passo Instalação do Farol de Neblina Gol G5

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Miniatura Gol G3 1/18

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Alto-falante Sturdy
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Esse tutorial tem o intuito de ajudar a quem queira instalar um kit de farol de neblina no Gol Geração V e que deseja manter a originalidade elétrica e estrutural do veículo.
Nessa instalação não utilizaremos o relê e nem o porta fusível que vem no kit. Utilizaremos a fiação original do veículo que alimenta os faróis alto e baixo garantindo assim o correto funcionamento do farol de neblina.

Segundo o manual, o farol de neblina só pode ligar nas seguintes condições:

O esquema elétrico para essa instalação é o seguinte:

O kit usado nesse tutorial foi da marca Zapos que contém as seguintes partes:
1 – Faróis:

2 – Conectores, porta fusível e relê do kit:

3 – Botão parte dianteira: (É preto fosco, os outros botões originais dos vidros elétricos que vão ao lado são preto acetinado. Fica com uma pequena diferença de tonalidade.)

4 – Botão parte traseira:

5 – Moldura:

Esquema dos pinos do botão do farol de neblina:

Iniciando a instalação o primeiro passo é a retirada do para choque dianteiro, comece retirando todos os parafusos torx na parte debaixo:

Ainda temos um parafuso no meio e os outros três do lado direito.
Depois retire os parafusos da grade frontal:

Retirados os parafusos da grade ache os parafusos por dentro da caixa de roda de cada lado e desparafuse-os. Quando retirar todos os parafusos o para choque ficará preso pelas laterais, faça força puxando para fora e desencaixe o para choque: (Imagem do ponto em que o para choques fica encaixado nas laterais)

Imagem do carro sem para choque:

Segundo passo é a retirada da moldura para a fixação dos faróis de neblina. A moldura é presa por encaixe e é muito chata de ser retirada, tenha cuidado para não quebrar nenhuma presilha:

Retirando as molduras o terceiro passo é a fixação do farol ao para choque:

Parafusando os faróis ao para choque é hora de colocar a moldura e finalizar o quarto passo.
O quinto passo é passar a fiação positiva, segue a imagem do caminho que o fio vai percorrer:

Note que no lado direito a fiação passa por debaixo do reservatório de gasolina, segue por de trás do motor acompanhando a parede do cofre do motor e entra no carro nesse local indicado. A fiação do lado esquerdo passa perto da bateria juntamente com outros conduítes elétricos que passam por ali e entra no mesmo local indicado na foto.

Os fios passados pelo motor foram protegidos por espaguetes corrugados de 5mm e foi utilizada fita isolante de tecido, a mesma usada pelas montadoras:

Foto dos espaguetes entrando no carro:

Sexto passo é aterrar os conectores do farol de neblina no local próprio para aterramento que o carro já oferece: (Aterramento do lado direito)

Aterramento do lado esquerdo: (Fica abaixo do farol, um pouco escondido)

Sétimo passo é encaixar o plug no soquete do farol. Continuando, o oitavo passo é montar o para choque e finalizar essa parte. Terminada a parte de fora agora é hora de passar para dentro do carro. Os fios positivos que veem dos faróis de neblina que você passou entram no carro nesse ponto. Logo acima do pedal de embreagem:

Passando os fios para dentro, deixe-os de lado e vamos atacar a caixa de fusível agora.
Nono passo: no local indicado pelas setas, force com uma chave de fenda fina e empurre a caixa para trás. É meio chata de tirar mas com jeito consegue:

Com a caixa solta é hora de localizar a fiação que vai ser utilizada para ligar o farol de neblina. Se seguirmos o fio que sai dos fusíveis 31, 32, 42 ou 43 acharemos quatro fios ligados em um fio vermelho de bitola maior, que é esse mostrado na imagem abaixo:

O décimo passo é desencapar essa ponta e ligar um fio a ela e conectar na posição 17 na caixa de fusível. Para isso, utilize terminais nas pontas dos fios. Décimo primeiro passo é destravar a caixa de fusível e fazer a respectiva ligação.

Destravando a caixa de fusível para conectar os terminais na posição 17:

O novo fusível do farol de neblina vai ser ligado nessa posição:

Instalando o fusível na posição 17 na caixa de fusível passaremos para o décimo segundo passo: ligar os fios nos conectores do botão no painel:

Seguindo o esquema elétrico liguei o negativo e a iluminação do botão do chicote original do som. Poderia puxar a iluminação do painel direto da caixa de fusível também mas como uso um adaptador no chicote original sem cortar nenhum fio optei por essa comodidade.
Ligue o fio que vem da caixa de fusível na posição correta indicada no esquema elétrico mostrado acima e faça um jump com o pino “pós-chave”.
Conecte também o primeiro pino aos fios que você passou e que ligam aos faróis de neblina.
Utilize espaguetes lisos na parte de dentro do veículo para uma instalação limpa e bem feita.
Depois de tudo conectado é só encaixar o botão ao painel e finalizar a instalação.
Dê partida no carro, ligue os faróis ou o farolete e teste se os faróis de neblina estão funcionando acionando o botão no painel.
Se tudo estiver certo ele vai ficar como mostrando na imagem abaixo:

Foto do farol montado e desligado:

Foto do farol montado e ligado:

Espero que este tutorial possa ter ajudado a instalar o kit de farol de neblina do Gol GV.
Grande abraço!

73 thoughts on “Passo a Passo Instalação do Farol de Neblina Gol G5

  1. PORQUE É QUE OS DOIS ESQUEMAS DE LIGAÇÃO SAO DIFERENTES. NO SEGUNDO ESQUEMA A ENTRADA DE 12V E A SAIDA PARA OS FAAROIS ESTAO TROCADAS. QUAL O CORRETO?

    • Realmente a segunda imagem está invertida. O esquema certo é o da primeira imagem. Muito obrigado por avisar e já estou arrumando a segunda ilustração. Abraço!

      • Nobre. Uma dúvida. Eu posso fazer a ligação utilizando um rele auxiliar e acionar a bobina do rele pelo +12v da meia luz (as lampadas pingo) ou teria algum problema? Pois dessa forma que citei o farol neblina só ligará SE a meia luz estiver ligada. (vou colocar um botao independente tb!
        Se possivel sanar minha duvida. Grato desde ja

  2. Cara, queria saber como você fez pra deixar o alto independente? gostaria de ligar o alto (chave de seta para frente) independente do baixo, igual na imagem ai você está com alto ligado, e o baixo desligado, como faço isso?

    • Eu pensei em apontar o sinal de luz (chave de seta para trás), aquele farol alto que puxa pra trás, quando solta apaga… pensei em apontar ele para a seta para traz, ou seja, inverter o alto com o sinal de luz, só que não sei se funcionaria, em teoria sim: mesmo com baixo desligado seria possível dar sinal de luz (que ficaria travado, ou seja o farol alto), e o sinal de luz, só funcionaria quando girasse a chave…. foi isso que você fez? inverteu sinal de luz com o alto na chave de seta?

    • Tudo bom? O alto não está ligado. Como a exposição da máquina fotográfica está muito longa, a luz do farolete (as pingos), deram a impressão de que o alto estava ligado. Mas é isso aí, não teve alteração no esquema de ligação. Está como o original mesmo. Abraço!

  3. o painel aonde foi encaixado o botão. o Meu não possui o recorte para o o botão. existe algum painel já mais fácil que já venha “cortado” ou eu corto com algum estilete?

    • Você precisaria comprar cada botão para encaixar no painel. Não é caro e acha fácil. Pode tentar cortar mas precisa ficar muito bem feito o trabalho. Ali no painel, qualquer detalhe fica muito visível. Abraço!

  4. Cara como faço pra fazer a ligação do 12v? Descasco o fio e emendo? E para ter acesso a esse fio, a caixa de fusível sai inteira? Se puder me ajudar, meu botão do kit nao deu certo, então comprei um original usado com um pedaço de chicote.. Ta osso instalar

  5. Cara, excelente, post.. Vai me ajudar muito eu estava quebrando a cabeça pra fazer essa ligação e sem sucesso, agora vai ser moleza, posso pegar o fio da iluminação do botal do vidro ou até mesmo do pisca alerta que esta ali do lado… será que a posição dos fusíveis dos faróis do Voyage G5 são as mesmas do Gol ?

    • Você mesmo que fez a instalação? Testou fusível? Testou a saída do interruptor? O rele pode ter sido instalado em muitos lugares mas você pode seguir a fiação e tentar achar o rele. Qualquer coisa estou por aqui, se eu puder ajudar. Abraço!

  6. Boa noite, muito bom tutorial! Mas no meu gol não tenho essa passagem de fios para a cabine, no caso o chicote ta meio de lado e impossivel de mexer. Alguma dica?

    • Obrigado pelo contato! Tente descobrir outra passagem de cabos, certamente você irá encontrar. Mas estranho, essas passagens costumam ser similares entre os modelos. Abraço!

  7. Bom dia . Parabéns pela sua explicações. Muito boa. Qual o tipo de terminal q e usado na caixa de fusível. Quando vc faz o jumper do fio grosso para posição 17 do fusível. E o terminal chato ou outro tipo.

  8. Amigo, não poderia ligar o fio da iluminação do painel jampeando o positivo que alimenta o botão. O qual vc jampeou com o pós chave?

    • Creio que na Saveiro G6 seja quase igual, tenho pouco alterações. Quanto a usar o relé, no resultado final, não terá diferença. Pode optar por usar o relé tranquilamente. Abraço!

  9. OLÁ AMIGO TUDO BEM…ESTOU REFAZENDO UMA INSTALAÇÃO DE UM KIT FAROL DE MILHA DE UM VOYAGE G5 QUE DERRETEU A FIAÇÃO. MINHA DUVIDA É: POSSO LIGAR UM RELÉ AUXILIAR, NA SAÍDA DO BOTÃO PARA ATRACAR A BOBINA E UTILIZAR A SAÍDA DO RELÉ (PINO 87) PARA OS FARÓIS, DESDE JÁ MUITO OBRIGADO E MEUS PARABÉNS

  10. Olá tudo bem? Se eu separar os fios 12v, ligar pós-chave no pós-chave e o outro 12v diretamente na bateria, posso ter problema de descarregar a bateria? No caso de, por exemplo, deixar o carro parado a semana toda… Pensei em fazer dessa forma, mas tenho receio disso acontecer.

    • Tudo bem! Creio que não terá problemas, pois o sistema só será acionado no pós chave. Mas o 12 volts precisa sair de um relê ou do próprio botão. Até mais.

      • Cara. Parabens . Foi o único tutorial decente que eu encontrei na Net .
        Infelizmente não consegui fazer .

        Talvez você possa me ajudar.

        Quando fui procurar os fios na caixa de fusível conforme você disse no tutorial . Os fusíveis não saem fios vermelhos e se unem… No meu carro saem fios amarelos e vão para o chicote principal, todos separados, não se unem com um fio mais grosso…
        Oque eu faço?

        • Obrigado pela visita. Nesse caso, eu faria a instalação puxando um cabo positivo e utilizaria um relê e um fusível específico para a instalação. Não tem erro, fica seguro e organizado. Abraço!

  11. Cara. Parabens . Foi o único tutorial decente que eu encontrei na Net .
    Infelizmente não consegui fazer .

    Talvez você possa me ajudar.

    Quando fui procurar os fios na caixa de fusível conforme você disse no tutorial . Os fusíveis não saem fios vermelhos e se unem… No meu carro saem fios amarelos e vão para o chicote principal, todos separados, não se unem com um fio mais grosso…
    Oque eu faço?

  12. Quero comprar um kit para instalar no meu Voyage 2018. Tenho que comprar a moldura ou posso aproveitar a original que vem no carro?

  13. Opa, brother. Fui colocar as lampadas do farol de milha. No lado motorista tudo OK, o problema foi no lado do motorista em que vi um fio meio grosso solto que saio do corrguado. No conector tudo ok, o problema ta so nesse fio que não sei onde saiu. O que seria esse fio? Onde posso ligar ele ?

    • Tudo beleza? Rapaz… difícil saber assim de cabeça. Se tiver alguma foto. Você conseguiu descobrir que fio é esse? Se sim, compartilha aqui com a gente. Obrigado. Abraço!

  14. Explendido esse tutor q vc criou.
    Comprei um quite pra instalar no meu fox.
    Mad estava com muitas dúvidas.
    Mas garimpando a net me deparei com sua pagina. Parabéns. Não sei os outros modelos mas. Mas o fox 2009 so muda a parte de de fora.

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